sábado, 20 de novembro de 2010

CRIAÇÃO DE CABRAS: TÉCNICA DE MANEJO, SANIDADE E ALIMENTAÇÃO – Parte 2

Maria das Graças C. M. e Silva
Professora do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras- UFLA

Formação e reprodução do rebanho

O criador que vai criar caprinos e, portanto, já tem a finalidade da exploração definida e instalações concluídas, passa a se preocupar com a formação do rebanho. Para isso é necessário que, ao adquirir os animais, o criador procure por criações já existentes e que sejam idôneas, e estar certo de ter feito uma boa compra. É de suma importância a escolha de reprodutores e matrizes. As fêmeas podem ser puras ou até SRD (Sem Raça Definida), mas os machos sempre devem ser puros. Para formar o rebanho o criador deverá observar e perseguir os seguintes índices zootécnicos.

Adquirir fêmeas que tenham uma prolificidade de 3 cabritos por ano, admitindo-se que 80% das fêmeas reprodutoras possam parir duas vezes por ano. Nascimento para ambos os sexos de 50%.:

  • Ter um (1) reprodutor macho para 40 fêmeas (matrizes), em monta livre.
  • A gestação ter uma duração média de 150 dias (5 meses).
  • A vida reprodutiva dos machos deverá ser de 8 anos.
  • A vida reprodutiva das fêmeas será ser de 6 anos. o As fêmeas deverão ser cobertas em médias aos 10 a 12 meses de idade.
  • O descarte dos cabritos será aos 5 meses, com peso vivo estimado em 18 kg.
  • A lotação por hectare será de 8 cabras com 2 cabritos cada.
  • Lactação de 210 a 240 dias no Brasil são consideradas boas, somentes através da seleção e do melhoramento genético o produtor poderá aumentar a produção dos animais.


Em geral as cabras mostram cio já aos 5 ou aos 7 meses, portanto, recomenda-se separar os animais de sexos diferentes a partir do 3º ou 4º mês de vida. No cabrito, a cópula com ejaculação de espermatozóides vivos inicia com 4 e 6 meses de idade.

Sob boas condições, porém, a reprodução das fêmeas nesta idade deve ser evitada, pois os caprinos com esta idade não estão completamente desenvolvidos para suportarem uma boa gestação com partos normais.

Em geral, o peso de cobertura para fêmeas é de 30 kg ou deverá ser 70% do peso total quando o animal for adulto. Por exemplo: uma cabra leiteira adulta pesa em média 50 kg, então seu peso na primeira cobertura será de 35 kg (50 x 70% = 35 kg), ou de 10 a 12 meses de idade. Nos machos a idade ideal para reprodução é após 10 meses de idade em monta controlada.


Estação de monta: A duração do período de cio é de cerca de 35 horas com variação de 26 a 42 horas. Nas cabras a duração média do ciclo estral é de 20,6 dias, ou seja a cabra apresenta cio de 21 em 21 dias, aproximadamente, podendo ter uma variação normal de 18 a 22 dias. No entanto, raças mais apuradas apresentam uma inatividade reprodutiva nas regiões onde a luminosidade do dia é crescente (setembro a dezembro) cai a produção, retornando a atividade sexual, nos períodos de queda da luminosidade (janeiro a abril).

Sinais característicos do cio: genitais externos avermelhados, micções frequentes, montam umas nas outras e se deixam montar, abanam a cauda, olhar depressivo e grande inquietação. A fêmea no cio deve ser levada ao reprodutor, 2 vezes com intervalo de 10 a 14 horas entre uma monta e outra.


A ovulação ocorre poucas horas após o fim do período em que a fêmea aceita passivamente a cobertura. A taxa de ovulação aumenta em cabras até cerca de 4 a 5 anos de idade, dependendo da natureza precoce da raça e, então, diminui com o avançar da idade.

Critérios para escolha de macho e fêmeas reprodutores: É importante a escolha do reprodutor, seja macho ou fêmea, para o sucesso da criação.

  • Escolha do reprodutor: O animal representa 50% da genética do criatório. Obter informação confiável quanto a produção das filhas desse reprodutor (produção média). Os reprodutores são substituídos a cada dois anos para evitar consanguinidade. Rufião: é usado para facilitar a detecção do cio, ficando junto com as cabras adultas e fêmeas jovens aptas à reprodução, recebendo o mesmo manejo alimentar dessas categorias.
  • Escolha de matrizes e manejo da reprodução e crias:
    1) Adquirir matrizes iniciais para implantação do criatório.
    2) Substituição das fêmeas no rebanho (descarte de 20 a 25% das fêmeas anualmente).
    3) Selecionar as melhores fêmeas através de:
  • Maior produção de leite
  • Maior número de filhotes ao parto o Alta fertilidade o Resistência a doenças
  • Facilidade de manejo o Característica racial


Uma boa cabra leiteira deve ter um aspecto geral feminino com ossatura forte e pêlos finos, cabeça delicada, longa e fina, porém com narinas largas. O animal deve apresentar bons aprumos principalmente nos membros posteriores, costelas arqueadas com boa abertura de tórax e abdomen.


Essas são características diretamente relacionadas com a capacidade do animal de ingerir grande quantidade de volumoso, transformando-os em leite. Com relação ao sistema mamário, relacionar as fêmeas com melhor conformação do úbere.

Os animais devem ter pernas com bons aprumos, unhas largas, profundas e bem formadas, peito largo que aumenta a capacidade respiratória e circulatória o que reflete na maior produção de leite. Se o objetivo é ampliar o plantel: recomenda-se o descanso de 45 a 60 dias depois do parto, assim a cabra proporcionará 3 parições em 2 anos. No entanto, se o objetivo é leite, aconselha-se um intervalo maior. Em qualquer das opções, deve-se secar a cabra 60 dias antes do parto.

A duração do parto é de 1 a 4 horas. É importante que o animal no dia provável do parto, seja levado para local tranquilo, limpo e arejado. Não há necessidade de ajudar a fêmea durante o parto, só se houver algum problema com o filhote.

Cuidados com o recém-nascido

O filhote deverá ter maiores cuidados nos primeiros 30 dias de vida. Cortar o umbigo logo após o nascimento, 2 cm do ventre e ser emergido em tintura de iodo a 10%. O filhote deve beber colostro nas primeiras 3 horas após o nascimento. Atenção: Filhos de mães portadoras do vírus da Artrite Encefalite Caprina (CAE), não devem receber colostro da mãe.

Ficha de controle zootécnico
1. Identificação. Poderá ser feito através de brincos, medalhas, tatuagem. É importante também pesar o filhote após o nascimento.
2. Alojamento. Logo após o nascimento, separar o filho da mãe e colocá-lo em uma creche limpa, seca e arejado. Em locais de temperatura muito baixa, utilizar lâmpada de aquecimento.
3. Aleitamento. Utilizam-se mamadeiras individuais ou coletivas.

ESQUEMA DE ALEITAMENTO

image_thumb1

A partir do 6º dia de vida, o filhote já pode receber alimento sólido para ajudar no desenvolvimento. É permitido ingerir volumosos de boa qualidade como, por exemplo, feno de alfafa ou rami, ração concentrada com 24% de proteína bruta, sal mineral e água à vontade de boa qualidade. Recomendação: não fornecer aos filhotes, produtos à base de soja antes dos 30 dias de vida.


4. Desmame. Normalmente ocorre aos 90 dias de idade, quando o filhote estiver consumindo 300 g/concentrado/dia.

12 comentários:

  1. Valeu muito bom documentário!!! me ajudou muito a fazer um trabalho de zootécnia;]

    ResponderExcluir
  2. Qual chance de nascer mais de um filhote?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite tenho uma cabra ela deu cria a 8 meses e eu deixei ela junto do bode reprodutor sera que ela esta prenha de novo.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, esse assunto me interessa e é muito útil, obrigada e parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  5. eu tenho 2 cabritas elas tem 6 meses dr vida e ela tao no cio eu encosto elas com o bode com quantos tenpos

    ResponderExcluir