quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Boas práticas na caprinocultura leiteira

Boas práticas na caprinocultura leiteira

O programa Dia de Campo na TV mostrou os cuidados que os produtores devem ter para oferecer leite de qualidade às indústrias e aos consumidores. A pesquisadora da Embrapa Caprinos, Lea Chapaval, e o diretor do Centro de Capacitação em Bases Tecnológicas para o Semi-Árido, Gilvan Soares Brito, falaram sobre as Boas Práticas na Produção de leite de cabra – um conjunto de medidas tomadas durante a produção que evitam a contaminação do produto e garante a segurança do consumidor.

Produtos feitos a partir de leite de cabra.
Crédito: Embrapa Caprinos.

A pesquisadora Lea Chapaval ressalta que existem vários fatores que alteram a qualidade do leite e comprometem a segurança e o rendimento dos produtos lácteos, como o estado sanitário do rebanho, a higiene do ordenhador, a higiene e as condições das instalações e dos equipamentos utilizados durante a ordenha, os aspectos sanitários do local de ordenha e as condições de transporte e armazenamento. “Práticas realizadas dentro da propriedade podem assegurar que o leite de cabra seja produzido por animais saudáveis sob condições aceitáveis e em equilíbrio com o meio ambiente”, completa.



Lea Chapaval salienta que o papel dos produtores de leite de cabra é assegurar que boas práticas agropecuárias, higiênicas e animais sejam empregadas na propriedade. “O foco deve ser a prevenção dos problemas, incluindo as doenças, antes que eles ocorram”, diz. Assim, as Boas Práticas Agropecuárias (BPAs) poderão contribuir para assegurar que o leite de cabra e seus derivados estejam livres de contaminantes, sendo seguros e apropriados para consumo. Contudo, além do produtor; fornecedores de insumos, transportadores, fabricantes de produtos lácteos e alimentos, os distribuidores e os comerciantes devem fazer parte de um sistema de gerenciamento integrado que garanta a segurança e qualidade alimentar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário