terça-feira, 9 de novembro de 2010

Como Fazer Queijo de Cabra

  • 2 litros de leite de cabra
  • 20 gotas de coalho líquido
  • sal q.b.

De preferência fazer os queijos mal o leite seja retirado da cabra, pois o leite sai à temperatura ideal para a sua confecção. Caso contrário aquecer ligeiramente o leite de forma que fique apenas morno. Filtre o leite para retirar alguma impureza e junte-lhe de seguida as 20 gotas de coalho líquido (a quantidade de gotas varia consoante a marca do coalho, ter em atenção que demasiado coalho prejudica o sabor do queijo) e deixe repousar durante 20-30 minutos.

Após o tempo de pausa e com a ajuda duma colher de pau verta para um coador grande e deixe escorrer um pouco o soro. Ponha 6 forminhas de queijo em 6 pratos e com uma colher vá retirando o leite coalhado e coloque dentro de cada forma até enchê-la. Coloque sal por cima de cada um dos queijos. Pelos orifícios das formas vai saindo soro, assim que tiver muito soro no prato, escorra-o e vire os queijos com cuidado para outro prato e volte a colocar sal, agora do outro lado. Repita esta operação as vezes que achar necessárias. Por fim leve ao frigorífico e no dia seguinte desenforme e sirva. Esta receita dá para 6 queijos, mas poderá variar consoante o tamanho das formas.

É também habitual nos Açores servirem os queijos frescos com massa de malagueta por cima. Actualmente é uma entrada quase obrigatória dos restaurantes locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário