sábado, 16 de outubro de 2010

Programa de controle da artrite encefalite caprina

O Dia de Campo na TV fez um programa sobre a artrite encefalite caprina, que foi ao ar no dia 20 de março. O programa foi exibido pelo Canal Rural (NET / SKY). Esta é uma produção da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral - CE), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Foto: Adriana Brandão

A artrite encefalite caprina causa a perda da flexibilidade articular dos animais

A doença entrou no Brasil na década de 1980 por meio da importação de animais e sêmen contaminados, disseminou-se amplamente pelos plantéis de alto padrão genético e provoca grandes perdas na produção de leite.  Os principais sintomas da doença são as lesões nas articulações, na glândula mamária, pulmões e, mais raramente, no sistema nervoso central e rins.


Para a enfermidade não existe cura ou vacina. Os pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos estudam, há 14 anos, programas de controle. As formas de diagnóstico também preocupam os pesquisadores que padronizaram o teste IDGA, aceito internacionalmente, que está em fase de análise para ser produzido em larga escala.


O programa Dia de Campo na TV mostrou que o controle da Artrite Encefalite Caprina é um desafio trabalhoso e oneroso para os produtores, mas que vale a pena pelos resultados que apresenta. O Dia de Campo na TV também apresenta outros assuntos nos quadros: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa e Sempre em Dia.

Data/Hora:
2009/03/20

 

Quem quiser gravar no computador, pode fazer o download dos videos nos links abaixo:

Vídeo WMV - Programa de controle da artrite encefalite caprina1
Vídeo WMV - Programa de controle da artrite encefalite caprina2

Nenhum comentário:

Postar um comentário