quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Leite da Anglo Nubiana, o mais saudável

A cabra Anglonubiana tem um excelente comportamento no ambiente tropical. Por ser uma cabra rústica bem adaptada ao clima quente, ela é criada no campo, onde se alimenta de uma grande variedade de leguminosas, folhas de arbustos, frutos e gramíneas, produzindo um leite rico em vitaminas e sais minerais, de aroma agradável, de excelente paladar. A Anglonubiana é pouco susceptível a doenças, seu leite é limpo, sem resíduo de antibióticos, vermífugos, sulfas e outros medicamentos. Seu leite é 100% natural, o mais saudável de todas as raças caprinas.


O leite produzido pela cabra Anglonubiana, além de ser o mais saudável, é o que tem o custo de produção mais barato, o criador economiza no volumoso, na ração, nos medicamentos e na mão de obra.


É comum uma cabra Anglonubiana alimentar dois cabritos e ter um excedente de 2 kg de leite por dia se alimentando a campo. Se fornecermos no fim da tarde, como complemento alimentar, um volumoso rico em proteína, as cabras chegam a produzir uma média de 4 kg leite/dia. A Anglonubiana tem sido criticada sob a alegação de não possuir grandes períodos de lactação. Isso, em parte, é verdade para certas linhagens ou indivíduos menos selecionados para produzir leite por longos períodos.


Entretanto, mesmo nessas linhagens são encontrados animais com boas produções no início da lactação, declinando depois e como essa raça não evidencia os inconvenientes da reprodução estacional, (de um parto por ano e restrito a determinados meses, próprios das raças oriundas de clima frio), a Anglonubiana reproduz o ano todo, na prática é possível conjugar estas duas características, grande produção inicial de leite e reprodução não estacional.


Se as cabras Anglonubianas dão três partos a cada dois anos ou, melhor, um parto a cada oito meses, mesmo que as lactações sejam diminuídas, nos períodos totais, para 180 dias, o período de descanso se encurta para 60/90 dias, compensando o período total de lactação maior nas cabras de clima frio, mas que têm um período entre partos muito longo.


Nos concursos leiteiros das Fenagros, foram cabras Anglonubianas que sempre se destacaram, ganhando cinco dos sete concursos realizados. O recorde baiano e das Fenagros é de 1996, da cabra Anglonubiana Jussara do Paschoal, com a produção de 22,20 kg de leite em seis ordenhas durante três dias, com média de 7,40 kg/dia.


A Anglonubiana é uma raça de dupla aptidão, leite e carne, ideal para cruzamentos com as cabras comuns sem raça definida. Os machos são bastante procurados, pois os produtos dos cruzamentos melhoram bastante a produção de leite e a carcaça, é comum cabras meio sangue Anglonubiana produzir 2 kg de leite dia, se alimentando somente a campo.


No crescimento dos cabritos mestiços, ao fim do primeiro mês, verifica-se para machos e fêmeas em conjunto, um aumento de peso em relação à época do nascimento de 2,4 vezes para os animais comuns; 2,5 vezes para os 1/2 sangue; 2,8 vezes para os 3/4, e 2,9 vezes para os 7/8 de sangue Anglonubiana.


Se considerarem as diversas categorias de sangue separadamente, nas diversas idades sucessivas, verifica-se, por exemplo, que à altura dos três meses, quando sempre pode-se contar com um grande número de dados, os animais comuns apresentaram um aumento de 3,9 vezes sobre o peso ao nascer; os 1/2 sangue, 4,9 vezes, os 3/4, 5,6 vezes; vendo-se que a maior eficiência de aumento de peso ocorre à medida que aumenta a percentagem de sangue Anglonubiana, comprovando assim a grande precocidade da raça.


Vale lembrar que este estudo foi feito com fonte de alimento dos cabritos, o leite materno e o campo, o mesmo campo era a única fonte de alimentação das cabras. A raça Anglonubiana adapta-se a todos os sistemas de criação seja extensivo, semi-intensivo e intensivo.

Texto: Sebrae www.dce.sebrae.com.br/.../Leite%20da%20Anglonubiana.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário