sábado, 26 de fevereiro de 2011

Uma História Breve do Anglo-Nubiano leiteiro na America do Norte

 

A partir de meados do século 19 até 1896 os franceses e britânicos trouxeram cabras exóticas de seus impérios coloniais para os zoológicos de seus países. Os detalhes são totalmente especulativos, mas alguns desses caprinos ou seus descendentes foram para mãos privadas e passaram a ser chamados (na Grã-Bretanha)  "Núbiana" (Nubian), relativo ao império antigo da África equatorial. Existem importações conhecidas de Nubianas da França para a Inglaterra em 1878 e1891, e muitos outros cabrinos exóticos foram comprados de navios de comércio (que as utilizaram para leite e carne à bordo) e encontraram seu caminho para a piscina genética da "cabra comum Inglesa ".


1896 Caprinos Jumna Pari foram importadas para a Inglaterra especificamente para fins de reprodução. Caprinos tipo Nubianas são importadas para a América da Inglaterra, mas os registros não foram mantidos.


1904-1910 Um grupo de criadores começa a desenvolver o "Anglo-Nubiano" usando deliberadamente bodes importados de Zaraibi (Africa), Chitral (Índia) e outros caprinos tipo o nubiano equatoriais.

1910-1911 A raça "Núbiana", é reconhecida, um livro genealógico se iniciou com 459 animais, e o padrão da raça foi estabelecido. Nos próximos dois anos foi permitido que 61 animais fossem considerados como base da raça.


1909-1913 Sr. J.R. Gregg importou um total de cinco Anglo-Núbianas para a Califórnia, o que instituiu um programa de melhoramento registrado que produziu 40 Nubianas registrados em 1917.


1917-1921  A primeira importação de Anglo Nubianas da Inglaterra para o Canadá pelo Major D.C. Mowat estabeleceu um programa de melhoramento genético com registro lá. Filhos são importados para os EUA, incluindo a Spring Beauty Anderson, a primeira cabra Nubiana nos EUA a se qualificar para um AR (status de estrela leiteira) em 1924. As compras americanas das canadenses importadas e das Anglo-Nubianas continuaram a ter um grande impacto sobre as Nubianas nos EUA até o final da década de 1940.


1924-1930 Progressos rápidos na raça Nubiana no Canadá continuaram com o desenvolvimento do rebanho Shirley do Sr e da Sra H. G. Monson na British Columbia, o primeiro rebanho cujas cabras ordenhadas consistentemente produziam mais de 2.000 quilos de leite em uma lactação. Cabras do rebanho Shirley foram importados para os EUA para o rebanho Imperial (Nebraska) e Wheelbarrow Hill (Pensilvânia). Imperial produziu o reprodutor Creamy's Lad, um dos primeiros reprodutores Nubiano a ganhar uma AR e a pedra fundamental do rebanho Oakwoods. O rebanho The Wheelbarrow Hill de Emma Hill Trego Fell cruzou o rebanho leiteiro "Shirley"com animais vistosos, como a cabra Malpas Merridew que ela importou da Grã-Bretanha.


Of particular impact are the Chikaming herd of Mr./Mrs. Carl Sandburg (yes, the poet) which was founded in Michigan and moved to North Carolina, and the Cape May herd of Mrs.Elizabeth Buch in New Jersey. Both made extensive use of Oakwoods, Shirley, and Wheelbarrow Hill breeding.

1932-1943 O rebanho Oakwoods é iniciado pela Sra. V.E. Thompson no Missouri e se mudou para a Califórnia onde se cruzou com os descendentes da importação original dos EUA (1913), com resultados espetaculares. Animais de Wheelbarrow Hill também são comprados e levados para a Califórnia. Ao mesmo tempo, o resto do país alcançava um rápido progresso com mais algumas importações britânicas e canadenses que chegaram até a véspera da segunda guerra mundial. De grande impacto, foi o rebanho Chikaming do Sr. & Sra. Carl Sandburg (sim, o poeta) que foi fundado em Michigan e se mudou para a Carolina do Norte, e o rebanho Cape May da Sra.Elizabeth Buch, em Nova Jersey. Ambos utilizaram de forma extensiva Oakwoods, Shirley, e Wheelbarrow Hill.

Fonte: A Very Brief History of the Nubian Dairy Goat in America in timeline form by Norm Jacobs Caprifield Farm, Yamhill, Oregon
with thanks to Alice Hall and Mrs. Robert Reinhardt

Nenhum comentário:

Postar um comentário